A importância da ingestão alimentar das proteínas

Quando falamos em uma alimentação balanceada e saudável, nos referimos a uma alimentação variada, que inclui todos os grupos alimentares, equilibrando carboidratos, gorduras e proteínas, incluindo alimentos fontes de vitaminas e minerais, de modo suficiente para suprir as necessidades nutricionais dos indivíduos, em diferentes fases da vida.

Todos os componentes alimentares possuem importantes funções biológicas no organismo humano. Mas hoje vamos dar um pouco mais de atenção às proteínas.

As proteínas são classificadas na alimentação como macronutrientes. Elas são compostas por cadeias lineares de aminoácidos, sendo diferenciadas de acordo com sua origem, animal ou vegetal.

O corpo humano fabrica naturalmente alguns aminoácidos, porém, os ditos essenciais não são produzidos pelo organismo, tornando sua ingestão alimentar algo indispensável. Esses aminoácidos essenciais estão presentes apenas na proteína de origem animal. Devendo ser minuciosamente substituídos em dietas restritas, baseadas em alimentos de origem vegetal.

As proteínas desempenham um papel muito importante, no organismo humano, pois participam de todos os processos biológicos do corpo! São as responsáveis pela construção e reparação de tecidos, atuam na formação de massa muscular, na manutenção do sistema de defesa, na regulação de hormônios e reações químicas, e muito mais.

Por isso, em todas as suas refeições busque incluir alimentos fonte de proteínas como leite e derivados, ovos, carnes, grão de bico, feijão, lentilha, nozes e sementes.

Caso a ingestão de alimentos fonte não for o suficiente, vale apostar em uma boa suplementação. Converse com seu nutricionista a respeito.

Texto por Jacqueline Petra Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *