Vamos conversar sobre diabetes…

vamos falar sobre diabetes

A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada pela falta ou incapacidade da insulina de captar a glicose sanguínea, ou seja, quando não há a captação adequada do açúcar existente na circulação, é gerado um aumento excessivo da glicemia, chamado de hiperglicemia, que resulta em um quadro de diabetes.

A insulina é um hormônio, que age na circulação sanguínea, sendo responsável por captar a glicose proveniente da alimentação, para que esta seja transformada em energia para o corpo. Em indivíduos diabéticos, esse processo não ocorre, gerando consequências futuras á saúde. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem mais de 13 milhões de pessoas com diabetes no Brasil, o que representa cerca de 7% da população.

O diagnóstico dessa doença muitas vezes pode ser tardio, devido ao seu avanço gradual e falta de sintomas iniciais, favorecendo a ocorrência de complicações a saúde, como lesões nos vasos sanguíneos e do sistema nervoso, lesões nos rins, cegueira, doenças cardiovasculares, dificuldade de cicatrização, entre outras…

Em um estágio mais avançado da doença, o indivíduo diabético apresenta episódios de muita sede, muita fome, vontade de urinar frequente, cansaço e visão turva. O diagnóstico é feito a partir dos sintomas e dos exames laboratoriais que avaliarão a glicemia após um período em jejum e quantidade de glicose presente na urina.

Caso a diabetes tenha o diagnóstico confirmado, os hábitos de vida do indivíduo terão que passar por mudanças!

A inclusão de práticas diárias, como atividade física, alimentação saudável e balanceada e talvez o uso de insulina, serão condutas adotadas pelos médicos e nutricionistas para que a qualidade de vida seja preservada e acima de tudo, para a manutenção da saúde.

Com o objetivo de prevenir essa e outras doenças crônicas, prefira se alimentar dos alimentos frescos e in natura, diminua os industrializados, a quantidade de açúcares ingerida em bebidas e doces, aumente a ingestão de fibras e consuma sempre frutas, legumes e hortaliças.

Prefira também, produtos voltados ao controle glicêmico e isentos de sacarose.

A Linha Humalin não possui a adição de açúcares e pode ser utilizada por todos os públicos, inclusive diabéticos.

Por Jacqueline Petra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *