Um padrão alimentar saudável, independentemente da idade, deve consistir na ingestão de alimentos de alta qualidade proteica de preferência em quantidades adequadas em todas as refeições ao longo do dia. Sabemos da relevância das proteínas para a saúde geral, destacando-se sua ação no crescimento, desenvolvimento e manutenção de tecido muscular esquelético, que não só contribui para a força física e desempenho, mas também para a utilização e armazenamento eficiente de macronutrientes.
Acredita-se que uma maior ingestão de proteína pode ser necessário para otimizar a massa muscular, especialmente para adultos e indivíduos com um estilo de vida ativo. Um padrão alimentar saudável consiste na ingestão dietética de uma variedade de alimentos proteicos de alta qualidade, garantindo o suprimento necessário de aminoácidos para a manutenção e crescimento de massa magra e manutenção geral do organismo.É importante ressaltar que o exercício afeta diretamente a utilização e exigência de nutrientes quando comparado ao estado sedentário.
Seguindo a linha de raciocínio de maior necessidade proteica para indivíduos em determinadas situações da vida, essa recomendação mais elevada não se restringe apenas a atletas, mas também aos indivíduos em fase de crescimento, como crianças e adolescentes, e sobretudo em situações de estresse do metabolismo, em casos de doenças e envelhecimento celular.
Durante o envelhecimento, nota-se que as necessidades proteicas estão mais elevadas devido a constante processo de perda muscular e declínio da força. Como estratégia de minimizar estes efeitos recomenda-se uma ingestão aproximada de 1,2 g/kg/dia (de proteína de alta digestibilidade) associada a prática regular de atividade física.
Conheça os suplementos Humalin que possuem proteína e podem facilitar sua dieta