O que são fibras prebióticas, qual a diferença entre prebiótico e probiótico e quais seus benefícios para a saúde?

É comum ouvir dizer que para ter um trânsito intestinal regulado temos que ingerir fibras. E essa afirmação está corretíssima, mas além de um intestino funcionante, as fibras prebióticas podem trazer vários outros benefícios para nossa saúde.

Pra começar, as fibras prebióticas são carboidratos não digeríveis pelas enzimas gastrointestinais, que são fermentadas e servem de alimento para as bactérias benéficas, na nossa flora intestinal.

Essas bactérias, que chamamos de probióticos, possuem muitas funções na manutenção da saúde do organismo humano, reforçam as defesas naturais do corpo, promovem maior equilíbrio gastrointestinal, influenciam no peso e humor, aumentam a absorção de nutrientes, impedem a proliferação de bactérias ruins e muito mais.

“Mas então, qual a diferença entre prebióticos e probióticos?”

Os prebióticos vão servir de substrato energético para as boas bactérias e tornar a flora intestinal um local agradável para a sua proliferação e os probióticos são as próprias bactérias benéficas.

Os benefícios trazidos a saúde são:

  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Auxílio na regulação do peso corporal
  • Menor proliferação de bactérias ruins
  • Menor incidência de doenças infecciosas
  • Regulação do trânsito intestinal
  • Melhora a sensação de flatulência
  • Melhor absorção dos nutrientes

Você consegue retirar facilmente as fibras prebióticas da alimentação com a ingestão adequada de: alho, raízes e tubérculos, aveia, cacau, banana verde, cevada, cebola, alho poró, aspargos, maçã, linhaça, algas marinhas e outros alimentos. Algumas pessoas procuram mais praticidade no dia a dia e consomem seus prebióticos por meio da suplementação, que também é uma ótima pedida, como o Humalin Solfiber, que você encontra no site http://loja.humalin.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *