A hipertensão arterial, ou mais conhecida como pressão alta, é uma doença crônica não transmissível caracterizada pela elevada pressão que o sangue exerce nas artérias ao passar por elas. É uma complicação que desfavorece a função normal do coração, pois faz com que ele precise de um esforço maior para bombear o sangue e distribuir por todo corpo, aumentando assim as chances de desenvolvimento de doenças relacionadas a vascularização, como arterioloesclerose, trombose, infarto, AVC e outras.
Qualquer valor acima de 120/80 mmHg já sinaliza aumento da pressão, porém para o diagnóstico da hipertensão arterial, este valor aumentado precisa se manter constante. Para isso, a pressão deve ser averiguada constantemente e em caso de alteração, o médico deverá ser procurado!
Existem muitos fatores que influenciam o desenvolvimento da hipertensão ao longo da vida, entre eles está:
- Tabagismo
- Etilismo
- Estresse
- Má alimentação
- Consumo de sódio elevado
- Níveis altos de colesterol
- Inatividade física
- Obesidade
- Fatores genéticos.
Os sintomas são mais frequentes quando há o aumento excessivo da pressão. As queixas são de dores fortes de cabeça e no peito, tontura, náuseas, sangramento nasal, cansaço e visão embaçada. Como se trata de uma doença crônica, a hipertensão arterial não possui tratamento, porém ela pode e deve ser controlada!
Os médicos e nutricionistas irão avaliar quais condutas devem ser tomadas para preservar a saúde do hipertenso.
Para que a pressão seja reduzida, adote algumas mudanças no seu dia a dia que irão te auxiliar nesse processo. Faça atividades físicas regularmente, beba bastante água durante o dia, consuma preferencialmente cereais integrais, frutas, legumes e verduras, que são excelentes fontes de fibras, adicione ao seu cardápio fontes de ômega-3, como as oleaginosas e os peixes e o mais importante: diminua a quantidade de sódio ingerido nas refeições!
A linha Humalin desenvolveu recentemente o Sal Sem Sódio, um produto totalmente isento de sódio, ideal para o controle da pressão arterial.
Texto por Jacqueline Petra