A importância das vitaminas e minerais na manutenção da saúde

a importância de vitaminas e minerais na alimentação

As vitaminas e sais minerais são chamados de micronutrientes, são essenciais para a manutenção de certas funções metabólicas do organismo, como fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de doenças crônicas, alterações neurológicas, combate ao estresse oxidativo, promoção da renovação celular e manutenção de massa muscular.

A medida que o corpo humano envelhece, processo iniciado após a terceira década de vida, essas funções metabólicas são enfraquecidas, deixando o indivíduo mais suscetível a ocorrência de patologias, que danificam a qualidade de vida e podem, muitas vezes, levar a morte.

Alguns estudos já provaram que a ingestão de vitaminas e minerais pela população adulta e idosa no Brasil é extremamente inadequada, quando comparada as recomendações de ingestão diária desses nutrientes.

Boas quantidades de vitamina A, C, E, carotenoides e flavonoides, manganês, selênio, cobre e zinco, são muito eficientes na prevenção de doenças crônicas como câncer, Alzheimer, catarata, cardiovasculares e outras, pois sua ação antioxidante inibe os efeitos danosos dos radicais livres no corpo, impedindo a oxidação celular, que é classificada por muitos estudos como a causa mais perigosa do envelhecimento e aparecimento de doenças.

A baixa ingestão de zinco, selênio, ferro, cobre, vitaminas A, C, E, B6 e ácido fólico (B9), comprometem o bom funcionamento do sistema imunológico. Vitaminas do complexo B, como ácido fólico (B9), vitamina B12, B6 e B2, em baixas concentrações no organismo, podem ocasionar doenças cardiovasculares, anemias e estão associadas a perda da função cognitiva. A falta de cálcio, vitamina D e magnésio é prejudicial aos ossos, articulações, tendões e cartilagens, aumentando assim os riscos de osteopatias, como a osteoporose e osteopenia.

Para garantir uma boa ingestão de vitaminas e minerais basta priorizar a alimentação saudável e variada, e fazer o uso de uma boa suplementação polivitamínica e mineral. Invista em uma alimentação rica em produtos de origem vegetal, como frutas, verduras e legumes, inclua produtos de origem animal como carnes de cortes magros, peixes, ovos, leites e derivados. Não se esqueça dos grãos, oleaginosas e cereais integrais.

A  Humalin possui uma linha de produtos nutricionais, criados exclusivamente, para você cuidar da sua saúde, com vitaminas, minerais, proteínas e tudo que você precisa para viver mais e melhor. Para saber mais acesse www.humalin.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *