Pesquisadores comprovam: você terá muito mais sucesso abrindo um negócio aos 40 que aos 20

sucesso ao empreender após os 40

Todo dia somos surpreendidos por histórias de jovens empreendedores bem sucedidos. Logo nos vêm à mente bilionários da tecnologia, que fundaram gigantes como Microsoft, Apple e Facebook por volta dos vinte anos de idade. Trazendo essa impressão para o Brasil, observamos que criadores de aplicativos populares como o iFood, não tinham nem 30 anos quando começaram seus negócios. Mas, acredite, esses caras são exceção. Segundo um estudo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA), a maioria dos empreendedores que deram certo começou depois dos 40.

Mas como idade e empreendedorismo estão relacionados? Para descobrir isso, os pesquisadores usaram dados governamentais de censos de empresas e estabelecimentos comerciais. A equipe analisou dados de cerca de 2,7 milhões de pessoas que fundaram empresas entre os anos de 2007 e 2014 e contrataram pelo menos um funcionário. Analisando a idade dos fundadores, eles constataram que as empresas de maior sucesso tinham donos com idade média de 45 anos.

O estudo também desmistificou a ideia de que o setor de tecnologia está dominado por empreendedores jovens: dados de startups de Nova York, Massachusetts e Califórnia, incluindo o Vale do Silício, mostraram que a média de idade de seus fundadores era de 39 anos.

Os pesquisadores também descobriram que empreendedores eram 125% mais bem-sucedidos se investissem na área em que já atuavam. Ou seja, idade e experiência contam muito mais do que imaginamos: “Você obtém muito capital humano com experiência, além de possuir mais recursos financeiros e conexões sociais à medida que envelhece. Isso, provavelmente, aumentará suas chances de sucesso como empreendedor”, diz Daniel Kim, coautor do estudo.

E quanto aos jovens que estão com todo gás para empreender e virar os novos Mark Zuckerberg? O que dizer para eles? Kim alega que empreendedores com pouca idade não devem ser desestimulados com os dados. Em vez disso, devem ficar confiantes: “Se você tem 22 anos ou concluiu um MBA, e existe essa perspectiva social de que você deveria empreender imediatamente, repense, porque você pode ter uma grande ideia, mas pode ainda não ter habilidades e experiência necessárias para impulsionar essa ideia”, conclui Kim.

Texto extraído de Superinteressante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *