Sarcopenia durante o envelhecimento: como ela pode ser evitada?

Sarcopenia durante o envelhecimento

A sarcopenia é uma síndrome que causa a perda progressiva da força e atividade muscular. Ela aparece, geralmente, após os 30 anos de idade, sendo mais frequente após os 50 anos, quando o processo de envelhecimento se torna mais intenso. Essa síndrome também pode ocorrer quando há a presença de outras doenças crônicas como o câncer, desnutrição ou alguns processos cirúrgicos mais agressivos.

Os sintomas mais comuns de queixa da sarcopenia são: redução da força, menor velocidade ao andar, falta de equilíbrio, incapacidade de fazer atividades muito desgastantes, cansaço e dor ao fazer atividades mais leves, como pentear os cabelos, fazer caminhadas, subir escadas ou levantar da cama.

Mas, felizmente, existem algumas medidas que podem ser tomadas ao longo da vida que ajudam a diminuir os riscos da sarcopenia.

Prática regular de atividade física

A atividade física irá garantir que seus músculos trabalhem e sejam mais resistentes a degradação muscular e atrofias, além de melhorar a circulação sanguínea. Apenas 30 a 40 minutos de atividade física moderada por dia é o que basta. O importante é não se acomodar e não deixar o sedentarismo tomar conta do seu corpo. Faça caminhadas, suba todas as escadas que puder, yoga e pilates também são ótimas opções.

Alimentação equilibrada rica em proteínas, cálcio, magnésio e vitamina D

Humalin QualiSênior

Uma boa alimentação irá dar mais energia e disposição para realização de atividades físicas e garantirá o bom funcionamento do corpo ao longo dos anos. Além disso, a proteína irá atuar na construção e manutenção dos músculos e o cálcio, magnésio e vitamina D são eficazes na prevenção de doenças que comprometem os ossos e articulações. As proteínas você encontra em carnes vermelhas, ovos, oleaginosas, leites e derivados. Couve e outros vegetais verde-escuro são excelentes fonte de cálcio, assim como o leite, iogurtes e queijos. Espinafre, oleaginosas, frutas e vegetais também são ricos em vitaminas e minerais.

Mantenha-se hidratado, beba água!

O ideal para todo mundo é tomar cerca de 2 litros de água por dia. O consumo de água é essencial para a saúde do corpo em geral, drena as substâncias toxicas do organismo e hidrata as células.

Livre-se de hábitos ruins como uso de substâncias alcóolicas, tabaco e ter poucas horas de sono

Hábitos ruins só servem para atrasar o desempenho do seu corpo. Imagine o quanto você conseguiria ser mais produtivo ou ativo se não comprometesse a sua saúde com pequenos erros do dia a dia. Mantenha a saúde do seu corpo como prioridade. Substâncias alcoólicas e tabaco são tóxicos para os órgãos internos e prejudicam a circulação sanguínea e ter poucas horas de sono irá causar uma grande indisposição e cansaço.

Por Jacqueline Petra

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *